quarta-feira, 25 de maio de 2011

JOSEPH PILATES - Sua história

             Jospeh Hubertus Pilates nasceu no dia 9 de dezembro de 1883. Aos cinco anos perdeu a vista esquerda, vítima de uma pedrada. Foi uma criança frágil e doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Reagiu a isso dedicando-se apaixonadamente aos estudos. Autodidata, estudou Yoga, Zen Budismo, regimes gregos e romanos e buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas.

                Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida. Usou formas orientais e ocidentais de se exercitar e buscou também e principalmente inspiração da Grécia Antiga. Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14anos (1898) já posava para quadros de anatomia.
                Nesta época acabou se tornando especialista em cultura física, mergulho e ginástica. Também se tornou esquiador (neve), boxeador.

                Em 1912, com 28 anos, Joseph foi para a Inglaterra buscando se aprimorar como boxeador profissional.  Conseguiu emprego como acrobata de circo, onde em 1914, com 30 anos, já era um astro, representando gladiadores romanos.
                1914, início da Primeira Grande Guerra, foi preso em Londres por causa da nacionalidade alemã. Ficou recluso durante todo tempo de guerra (1914 a 1918).
                      Neste período, devido aos seus conhecimentos do corpo, ele ajudou as equipes de saúde a cuidar dos enfermos e mutilados de guerra. Foi assim que iniciou o uso de molas, com as camas de hospital.


                Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu à grande epidemia de Influenza que ocorreu em 1918, matando milhões de pessoas em toda a Europa.


Retirada de revista Aventuras na História, Edição 55,fev 2008.
     Continua...

Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário