quinta-feira, 26 de maio de 2011

JOSEPH PILATES - Sua História (2)

                 Com o fim da guerra, 1918, com 34 anos, Pilates voltou à Alemanha e começou um trabalho de treinamento com polícia de Hamburgo e a de Flamberg, em auto-defesa e educação física. Foi nessa época que começou a trabalhar com o grande nome da escola moderna de dança: Rudolf Von Laban.
                 Por esse tempo, foi aperfeiçoando as suas práticas e em 1920 (aos 36 anos) já com um método estruturado, iniciou uma fundamentação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.


                Este período, que se estendeu até 1925, foi de importância fundamental para o desenvolvimento do método, especialmente com relação aos aparelhos como relatou ele mais tarde numa lição:"Eu inventei todas estas máquinas. Comecei na Alemanha, onde estive até 1925. Acostumado a exercitar meus pacientes de reumatismo pensei então: Porquê utlizar minha força? E assim construí uma máquina para fazê-lo por mim.. Veja, ela resiste aos movimentos das pessoas na justa medida, de forma que aqueles músculos internos tenham realmente de trabalhar contra ela. Assim, você pode-se concentrar no movimento. Você deve executá-los sempre lenta e suavemente. Então, todo o seu corpo está desenvolvido."


                Em 1926 foi para Nova Iorque e durante sua viagem conheceu Clara, que veio a ser sua segunda esposa.
                Não há muitos registros sobre os primeiros 10 anos de Pilates nos Estados Unidos, mas acredita-se que trabalhou no mundo do boxe, além de estar em plena atividade com o desenvolvimento dos seus aparelhos.
                Em 1927 decidiu abrir um estúdio em Nova Iorque para aplicar seu Método de Condicionamento Físico: A Arte do Controle ou Contrologia. Foi aqui que Joseph supervisionou seus clientes pessoalmente, até o fim dos seus dias.



                Em 1934 publica seu primeiro livro “Your Health”.
                Foi nos anos 40 que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos de ballet. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas, tornando-as parte integral do treinamento.
                Em 1945, aos 61 anos, publica seu segundo livro: "Return to Life through Contrology".
                Joseph viveu uma vida longa e saudável e veio a falecer em 09 de outubro de 1967, aos 83 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates é amplamente utilizado em todo o mundo.


Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário