sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PILATES E A DOR LOMBAR

    Em minha experiência com o Pilates, tenho observado que a maioria das pessoas que procura tem como principal queixa a DOR LOMBAR!
    Encontrei uma matéria no site Revista Pilates muito interessante que fala sobre o Pilates e a dor lombar.

   O link é: http://www.revistapilates.com.br/2011/08/17/pilates-dor-lombar/

   Dúvidas, sugestões e/ou críticas COMENTE!
   Obrigada!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ASSUNTO SÉRIO!

    Fisioterapeutas são proibidos de oferecer drenagem linfática em site de compras coletivas
      
Orientação é que o paciente passe primeiro por avaliação de especialista
O Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) proibiu esses profissionais de oferecer seus serviços por meio de sites de compra coletiva, que dão desconto para os internautas. Com isso, esses profissionais estão proibidos de oferecer ofertas de a drenagem linfática, radiofrequência e a aplicação de Manthus (técnica que elimina gordura e celulite).
O profissional que desrespeitar a norma, que foi publicada no Diário Oficial da União, vai de advertência até a suspensão do exercício profissional. Em nota, o conselho diz que ainda “não foi registrado nenhuma morte ou problema de saúde grave devido à venda indiscriminada dos serviços”.
– No entanto, a ideia é fazer um trabalho preventivo.
O presidente do Coffito, Roberto Cepeda, diz que a oferta desses serviços sem que seja feita uma avaliação profissional antes pode causar risco à saúde das pessoas.
– É uma questão de saúde. O profissional deve fazer primeiro uma avaliação e, só depois, indicar o tratamento mais adequado.
Autor: Saúde
Fonte: R7 


FONTE: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=12119

sexta-feira, 1 de julho de 2011

COMBATENDO A PREGUIÇA NOS DIAS MAIS FRIOS

    Tem dias que não dá vontade de levantar da cama. A preguiça nos domina e quando somos obrigadas a acordar começamos o dia desanimadas, sem vontade para nada.

     É claro que existem explicações fisiológicas para essa sensação. Uma das causas dessa preguiça vem da necessidade do corpo manter seu calor, perder o mínimo possível de energia e guardar calorias. Ou seja, o organismo pede uma espécie de hibernação. Quanto menos energia ele gasta em movimento, mais vai ter para se aquecer. É importante lembrar que no calor acontece o inverso: quanto mais quente o corpo, menos ele deseja se mover, o que produziria mais calor. Isso explica a sensação de moleza dos dias com temperaturas altas.    Mas precisamos de mais energia para realizar as atividades rotineiras, porque a manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e desacelera o metabolismo. O organismo também precisa de uma quantidade de iluminação natural para funcionar bem. Mesmo atitudes como abrir as janelas de casa para a luz do dia entrar já é uma forma simples de combater o frio e o desânimo. Exercitar-se por exemplo parece ser algo aterrorizante, no entanto os resultados que ela proporciona ao corpo é, sem dúvida, de muito bem estar.

    Experimente. Atividade física na parte da manhã é um dos segredos da disposição. As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, sem contar que praticar atividade física pela manhã é uma forma de reduzir a preguiça durante o dia. Quanto ao que usar, não é necessário camadas e camadas de roupas, mas sim tecidos apropriados como os sintéticos, que aderem melhor no corpo e mantêm o calor. Outra dica é usar bonés e bandanas, que protegem a cabeça, que é responsável por 40% da perda de calor do corpo em temperaturas baixas.


    Investir numa alimentação adequada também é um dos ingredientes para se sentir mais ativo e disposto no frio. O segredo está na combinação dos alimentos ricos em carboidratos, que no entanto sejam saudáveis, como frutas e verduras. O suco de laranja, que é um grande concentrado de carboidratos e dá mais ânimo no dia; cenoura, espinafre, beterraba que são ricos em nutrientes; grãos como ervilhas e lentilhas e até mesmo as barras de cereais são grandes aliadas para se ter pique durante o dia. Carnes magras como frango sem pele e pescado também são boas opções. Pães, massas, arroz, também são considerados alimentos energéticos, mas têm de ser incluídos numa dieta mais moderada.
    Esses alimentos contribuem para a saúde do coração, são antiinflamatórios e de quebra aumentam a energia no dia a dia. Mas isso não é de uma hora para outra: quem não tem o costume, pode introduzir uma fruta, ou uma barra de cereal antes de sair para trabalhar, por exemplo. Aos poucos, vai se acrescentando outro tipo de alimento energético. Se manter essa disciplina, o organismo vai sentindo mais energia e disposição, respondendo de forma a pedir aquilo novamente, tornando isso um hábito de vida.

      O segredo em não se deixar levar pela preguiça também é força de vontade. Preguiça em excesso nos impede de viver a vida plenamente. Se, no entanto você sente habitualmente cansada, é bom consultar um médico para averiguar se esse estado é ou não consequência de algum problema de saúde físico ou psicológico. 

Por Jessica Moraes

http://vilamulher.terra.com.br/combatendo-a-preguica-nos-dias-mais-frios-11-1-69-335.html 
Acesso em 01/07/2011

DICAS PARA UMA BOA PRÁTICA DO MÉTODO PILATES

Dicas para Instruir a Prática dos Exercícios de Forma Perfeita

    Para alcançar com excelência os benefícios proporcionados pelo método Pilates, é importante seguir estas dicas :

         A fidelidade aos princípios e a perfeita execução garante os resultados do método pilates e o diferencia dos demais modos de praticar uma atividade física.

1. Respeite os limites do seu corpo;
2. Pare imediatamente ao sentir dor. Modifique o movimento para continuar ou pule este exercício. Caso a dor persista, procure o médico;
3. Pilates é a qualidade de movimento, e não a quantidade. Faça menos repetições;
4. Respeite sempre o número máximo de 08 a 10 repetições;
5. RESPIRE A CADA MOVIMENTO;
6 . Procure a perfeição em cada movimento;
7. Execute movimentos com precisão;
8. Faça os exercícios lentamente e com controle para ganhar força e resistência muscular;
9. Faça os movimentos de forma relaxada, com graça e fluidez;
10. Concentre-se nos movimentos que está executando;
11. Busque a integração do seu corpo com sua mente;
12. Mantenha sempre seu abdômen profundamente contraído. Imagine seu umbigo cada vez mais colado à sua coluna;
13. Verifique se você está fazendo os exercícios com a postura correta;
14. Mude de nível somente após executar os exercícios do nível em que está com facilidade.

    FIQUE ATENTO(A)!!! As instruções de um profissional capacitado interferem diretamente na execução dos exercícios com perfeição

          PRATIQUE SAÚDE, FAÇA PILATES!

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES

Melhora:

- A flexibilidade e a extensão do movimento;
- A coordenação;  
- A força e a resistência muscular;
- A postura e o alinhamento corporal;  
- O controle do centro do corpo;  
- A qualidade de vida, proporcionando uma maior agilidade nas atividades quotidianas;  
- A capacidade de adaptação e percepção;  
- A auto-estima e a responsabilidade pelo próprio corpo;  
- Previne dores na coluna vertebral;  
- Fornece suporte para a prática de outras práticas desportivas;  
- Desenvolve o equilíbrio muscular;  
- Aumenta o controle e a concentração mental;  
- Torna a respiração mais eficiente;  
- Favorece a ligação mente-corpo.

   O método Pilates torna o corpo mais forte e saudável, através de movimentos simples de alongamentos de músculos e coluna, alivia lesões crónicas, fadiga, melhora circulação ou simples dores de costas.
Rapidamente ganhará também uma melhor tonificação muscular, força abdominal, melhor respiração e melhor postura.


“Você vai se sentir melhor em 10 sessões,
  Ter uma aparência melhor em 20 e
  Um corpo completamente novo em 30”
                                         Joseph Pilates

   

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MÉTODO

            O método Pilates é a fusão da abordagem oriental e ocidental. Através das técnicas orientais que visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade somados à técnica ocidental visando a ênfase no movimento com força, surgiu então a essência dos princípios do método Pilates (CRAIG, 2003).
            São seis os princípios pelos quais o método de Pilates é organizado e executado: centro de força, concentração, respiração, controle, precisão e fluidez (LIMA, 2006).

1. Centro de força
O corpo humano tem um centro físico de onde partem todos os movimentos. Joseph Pilates chamou essa área como “centro de força”. O centro de força é definido como o “cinturão” que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pélvis. É formado pelo abdômen, região lombar e as nádegas. Constitui o pilar fundamental do método (APARÍCIO; PÉREZ, 2005).
Os três músculos abdominais (o reto abdominal, os oblíquos externos e internos e o transverso abdominal) trabalham com os músculos da coluna (os mais importantes são os multífidos e o quadrado lombar) para formar o centro de força. Os praticantes do método Pilates também incluem o assoalho pélvico na “casa de força” pela forma que este arranjo de músculos e ligamentos conecta-se ao sistema nervoso central dos músculos profundos abdominais (CRAIG, 2004).
Todo trabalho começa a partir do centro de força e continua a partir dali. O centro suporta o tronco, ajuda a melhorar a postura, facilita movimentos equilibrados e afina o controle motor das extremidades e, assim, previne a dor nas costas e outras lesões, e implica em menos fadiga (APARÍCIO; PÉREZ, 2005).

2. Concentração
            A concentração traz o controle e coordenação neuromuscular, que garantem movimentos seguros e que os exercícios sejam realizados de forma automatizada e repetitiva. Deve-se atingir um nível de concentração, usando a mente para reeducar os músculos e estar de corpo totalmente presente em todos os movimentos do exercício (CRAIG, 2003).

3. Respiração
            É o princípio mais importante. A respiração é o grande diferencial para se obter um resultado profundo com os exercícios do Pilates.  A respiração eficiente está diretamente ligada à saúde. Ela estimula as células, aumenta a oxigenação do sangue, elimina gases nocivos e, junto com os exercícios, ajuda a relaxar os músculos, diminuindo o nível de tensão, ajudando no controle dos movimentos. Deve-se inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Na inspiração leva o ar para a parte lateral da caixa torácica; na expiração ativa o transverso abdominal, usando a imagem do umbigo colado à sua coluna. Essa contração deverá ser mantida durante todos os exercícios, ajudando na estabilização da região lombar e pélvica (CAMARÃO, 2004).
         A regra geral é inspirar para preparar e expirar para fazer, respirando naturalmente, e não forçada ou controlada. Mas, acima de tudo, não prender a respiração. Os padrões de respiração de Pilates são uma terapia: diminuir o ritmo da respiração, aumentar sua profundidade e unir a respiração ao movimento. Os padrões de respiração ajudam a ir de um movimento a outro (CRAIG, 2003).
           
4. Controle
            O controle é uma chave essencial para se conseguir a qualidade desejada do movimento, que tem que ser preciso, pois nada no método é casual.  Quando o trabalho é realizado a partir do centro de força e com absoluta concentração, controlam-se os movimentos executados sem permitir que os hábitos ou a gravidade tomem conta deles. Joseph Pilates chamou seu método de “contrologia”. É importante conseguir o controle do corpo em movimento, da mente sobre o corpo e do padrão da respiração (APARÍCIO; PÉREZ, 2005).

5. Precisão
            A precisão é a perfeita comunicação entre a mente e o corpo (DILLMAN, 2004).
            A precisão define a perfeição do movimento. Para isso é necessário que o centro de força esteja acionado, que o praticante esteja concentrado e com total controle do corpo (CRAIG, 2003).
Todos os exercícios têm uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica adequada. Deve-se prestar muita atenção aos detalhes, já que a qualidade nos movimentos é mais importante que a quantidade. A precisão ajuda a aumentar o controle, além de combater hábitos e padrões de movimento não desejados (APARÍCIO; PÉREZ, 2005).

6. Fluidez
            Os exercícios são seqüências de movimentos brandos, sem procedimentos bruscos e com uma dinâmica específica. Nada deve ser demasiado rápido nem demasiado lento (APARÍCIO; PÉREZ, 2005).
            Os movimentos devem ser executados harmoniosamente, no ritmo respiratório, de forma lenta, com leveza e com o máximo de amplitude articular (LIMA, 2006).
Joseph Pilates pregava que a concentração e a precisão com as quais os exercícios devem ser realizados exigem do praticante total controle e percepção de seu corpo, o que funciona como estímulos proprioceptivos de grande magnitude, os quais são responsáveis pela tomada da consciência corporal, isto é, o indivíduo passa a conhecer mais seu próprio corpo, buscando a harmonia de suas estruturas e promovendo uma melhor utilização das mesmas (GAGNON, 2005). 

Entendendo esses princípios fica mais fácil saber porquê o método, quando bem feito, proporciona execelentes resultados! 

Referências Bibliográficas: 
APARÍCIO, Esperanza; PÉREZ, Javier.  O autêntico Método Pilates: A Arte do Controle.  São 
   Paulo : Planeta do Brasil, 2005. 294p.  
CAMARÃO, Teresa.  Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Janeiro : Alegro, 2004. 224p.
CRAIG, Colleen.  Pilates com a bola.  1ª ed.  São Paulo : Phorte, 2003. 171p.
CRAIG, Colleen.  Abdominais com a bola. 1ª ed. São Paulo: Phorte, 2004. 191p.
DILLMAN, Erika.  O pequeno livro de Pilates: Guia prático que dispensa professores e  
   equipamentos.  Rio de Janeiro : Record, 2004. 176p.
GAGNON, L. H.  Efficacy of Pilates  exercises as therapeutic intervention in treating patients 
   with Low Back PainTese (Doutorado) - The University of Tennessee, Knoxville, 2005. 
   Disponível em: <http://www.efisioterapia.net/descargas/pdfs/228desequilibrios-musculares.pdf>
LIMA, Ana Paula Peixoto.  Os Efeitos do Método Pilates em mulheres na faixa etária de 25 a  
  30 anos com lombalgia crônica.  2006.  43f.  Monografia (Bacharelado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2006.  

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MAIS SOBRE JOSEPH PILATES

    Pesquisando pela internet encontrei este site e fala mais um pouco sobre Pilates!
    Mais uma curiosidade!!!!

    http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/equilibrio/equilibrio_238002.shtml

    Quem quiser, vale a pena conferir!!!!

JOSEPH PILATES - Sua História (2)

                 Com o fim da guerra, 1918, com 34 anos, Pilates voltou à Alemanha e começou um trabalho de treinamento com polícia de Hamburgo e a de Flamberg, em auto-defesa e educação física. Foi nessa época que começou a trabalhar com o grande nome da escola moderna de dança: Rudolf Von Laban.
                 Por esse tempo, foi aperfeiçoando as suas práticas e em 1920 (aos 36 anos) já com um método estruturado, iniciou uma fundamentação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.


                Este período, que se estendeu até 1925, foi de importância fundamental para o desenvolvimento do método, especialmente com relação aos aparelhos como relatou ele mais tarde numa lição:"Eu inventei todas estas máquinas. Comecei na Alemanha, onde estive até 1925. Acostumado a exercitar meus pacientes de reumatismo pensei então: Porquê utlizar minha força? E assim construí uma máquina para fazê-lo por mim.. Veja, ela resiste aos movimentos das pessoas na justa medida, de forma que aqueles músculos internos tenham realmente de trabalhar contra ela. Assim, você pode-se concentrar no movimento. Você deve executá-los sempre lenta e suavemente. Então, todo o seu corpo está desenvolvido."


                Em 1926 foi para Nova Iorque e durante sua viagem conheceu Clara, que veio a ser sua segunda esposa.
                Não há muitos registros sobre os primeiros 10 anos de Pilates nos Estados Unidos, mas acredita-se que trabalhou no mundo do boxe, além de estar em plena atividade com o desenvolvimento dos seus aparelhos.
                Em 1927 decidiu abrir um estúdio em Nova Iorque para aplicar seu Método de Condicionamento Físico: A Arte do Controle ou Contrologia. Foi aqui que Joseph supervisionou seus clientes pessoalmente, até o fim dos seus dias.



                Em 1934 publica seu primeiro livro “Your Health”.
                Foi nos anos 40 que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos de ballet. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas, tornando-as parte integral do treinamento.
                Em 1945, aos 61 anos, publica seu segundo livro: "Return to Life through Contrology".
                Joseph viveu uma vida longa e saudável e veio a falecer em 09 de outubro de 1967, aos 83 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates é amplamente utilizado em todo o mundo.


Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

JOSEPH PILATES - Sua história

             Jospeh Hubertus Pilates nasceu no dia 9 de dezembro de 1883. Aos cinco anos perdeu a vista esquerda, vítima de uma pedrada. Foi uma criança frágil e doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Reagiu a isso dedicando-se apaixonadamente aos estudos. Autodidata, estudou Yoga, Zen Budismo, regimes gregos e romanos e buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas.

                Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida. Usou formas orientais e ocidentais de se exercitar e buscou também e principalmente inspiração da Grécia Antiga. Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14anos (1898) já posava para quadros de anatomia.
                Nesta época acabou se tornando especialista em cultura física, mergulho e ginástica. Também se tornou esquiador (neve), boxeador.

                Em 1912, com 28 anos, Joseph foi para a Inglaterra buscando se aprimorar como boxeador profissional.  Conseguiu emprego como acrobata de circo, onde em 1914, com 30 anos, já era um astro, representando gladiadores romanos.
                1914, início da Primeira Grande Guerra, foi preso em Londres por causa da nacionalidade alemã. Ficou recluso durante todo tempo de guerra (1914 a 1918).
                      Neste período, devido aos seus conhecimentos do corpo, ele ajudou as equipes de saúde a cuidar dos enfermos e mutilados de guerra. Foi assim que iniciou o uso de molas, com as camas de hospital.


                Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu à grande epidemia de Influenza que ocorreu em 1918, matando milhões de pessoas em toda a Europa.


Retirada de revista Aventuras na História, Edição 55,fev 2008.
     Continua...

Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O QUE É PILATES?

           O método Pilates (originalmente chamado de Contrologia) é um sistema único de exercícios de algongamento e fortalecimento desenvolvido por Joseph H. Pilates há quase 90 anos, que trabalha em sequencia de movimentos controlados e precisos, evitando sempre o impacto ou a pressão sobre os músculos, as articulações e os tecidos. 
        Baseado em técnicas orientais e ocidentais, é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, levando em consideração seis princípios básicos: centro de força, concentração, respiração, controle, precisão e fluidez
       Foi criado para se conseguir um corpo saudável, uma mente saudável, uma vida saudável! 
      O potencial do método vai muito além do que foi colocado ao alcance do público em geral. Começamos com o entendimento de que para aprender a Contrologia, o Método Pilates, é fundamental conhecermos a vida do seu fundador, sua filosofia.





ATIVIDADES OFERECIDAS

     O estúdio está direcionado àqueles que sentem necessidade de oferecer ao seu corpo, de forma individualizada e personalizada, tratamentos relacionados à saúde, postura, estética e bem-estar.

      - Pilates Fitness
      - Pilates Clínico Postural (PCP)
      - Fisio Relax : - Massagem Relaxante
                            - Acupuntura Auricular
      - Estética Corporal: - Drenagem Linfática Manual
                                     - Lipoescultura Gessada®
                                     - Massagem Redutora e Modeladora
      - Fisioterapia Ortopédia e nas Desordens Craniomandibulares
      - Reeducação Postural

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

     Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. 
Criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a data vem como um alerta e incentivo a atos destinados a chamar atenção das pessoas em prol do tema e seus principais problemas.
      O Dia Mundial da Saúde 2011 terá como tema a resistência antimicrobiana e sua disseminação global, com particular relevância para Malária, Tuberculose e HIV, fomentando a importância da prevenção destas infecções. 
      Cuidar da saúde vai muito além de fazer check up anual. Atitudes simples do dia a dia já é um ato de amor ao seu corpo e mente.
      Dicas:
- Alimente-se de maneira adequada.
- Pratique exercícios físicos. O sedentarismo é uma das maiores causas de doenças no mundo todo.
- Não faça automedicação.
- Não fume ou beba. 
- Durma mais.
- Leve uma vida mais sustentável.
- Sorria.
 Fonte: http://www.blogvalesaude.com.br/dia-mundial-da-saude/ 


                         SAÚDE É O ELEMENTO ESSENCIAL PARA A VIDA!
                                   PRATIQUE SAÚDE. FAÇA PILATES!



                             

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOSSA MISSÃO

     Criamos um espaço diferenciado cuja missão é oferecer atendimento personalizado com técnicas efetivas e de qualidade que proporcionam disposição e ao mesmo tempo relaxamento, resgatando o equilíbrio interno e sua energia e prolongando seu bem-estar.



     Carol Resck Studio Pilates terá o maior prazer em recebê-lo (a) e ajudá-lo (a) a alcançar seus objetivos, seja na prevenção, reabilitação, para melhorar seu desempenho ou performance ou mesmo para relaxar.

                                              Esperamos sua visita!