sexta-feira, 1 de julho de 2011

COMBATENDO A PREGUIÇA NOS DIAS MAIS FRIOS

    Tem dias que não dá vontade de levantar da cama. A preguiça nos domina e quando somos obrigadas a acordar começamos o dia desanimadas, sem vontade para nada.

     É claro que existem explicações fisiológicas para essa sensação. Uma das causas dessa preguiça vem da necessidade do corpo manter seu calor, perder o mínimo possível de energia e guardar calorias. Ou seja, o organismo pede uma espécie de hibernação. Quanto menos energia ele gasta em movimento, mais vai ter para se aquecer. É importante lembrar que no calor acontece o inverso: quanto mais quente o corpo, menos ele deseja se mover, o que produziria mais calor. Isso explica a sensação de moleza dos dias com temperaturas altas.    Mas precisamos de mais energia para realizar as atividades rotineiras, porque a manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e desacelera o metabolismo. O organismo também precisa de uma quantidade de iluminação natural para funcionar bem. Mesmo atitudes como abrir as janelas de casa para a luz do dia entrar já é uma forma simples de combater o frio e o desânimo. Exercitar-se por exemplo parece ser algo aterrorizante, no entanto os resultados que ela proporciona ao corpo é, sem dúvida, de muito bem estar.

    Experimente. Atividade física na parte da manhã é um dos segredos da disposição. As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, sem contar que praticar atividade física pela manhã é uma forma de reduzir a preguiça durante o dia. Quanto ao que usar, não é necessário camadas e camadas de roupas, mas sim tecidos apropriados como os sintéticos, que aderem melhor no corpo e mantêm o calor. Outra dica é usar bonés e bandanas, que protegem a cabeça, que é responsável por 40% da perda de calor do corpo em temperaturas baixas.


    Investir numa alimentação adequada também é um dos ingredientes para se sentir mais ativo e disposto no frio. O segredo está na combinação dos alimentos ricos em carboidratos, que no entanto sejam saudáveis, como frutas e verduras. O suco de laranja, que é um grande concentrado de carboidratos e dá mais ânimo no dia; cenoura, espinafre, beterraba que são ricos em nutrientes; grãos como ervilhas e lentilhas e até mesmo as barras de cereais são grandes aliadas para se ter pique durante o dia. Carnes magras como frango sem pele e pescado também são boas opções. Pães, massas, arroz, também são considerados alimentos energéticos, mas têm de ser incluídos numa dieta mais moderada.
    Esses alimentos contribuem para a saúde do coração, são antiinflamatórios e de quebra aumentam a energia no dia a dia. Mas isso não é de uma hora para outra: quem não tem o costume, pode introduzir uma fruta, ou uma barra de cereal antes de sair para trabalhar, por exemplo. Aos poucos, vai se acrescentando outro tipo de alimento energético. Se manter essa disciplina, o organismo vai sentindo mais energia e disposição, respondendo de forma a pedir aquilo novamente, tornando isso um hábito de vida.

      O segredo em não se deixar levar pela preguiça também é força de vontade. Preguiça em excesso nos impede de viver a vida plenamente. Se, no entanto você sente habitualmente cansada, é bom consultar um médico para averiguar se esse estado é ou não consequência de algum problema de saúde físico ou psicológico. 

Por Jessica Moraes

http://vilamulher.terra.com.br/combatendo-a-preguica-nos-dias-mais-frios-11-1-69-335.html 
Acesso em 01/07/2011

DICAS PARA UMA BOA PRÁTICA DO MÉTODO PILATES

Dicas para Instruir a Prática dos Exercícios de Forma Perfeita

    Para alcançar com excelência os benefícios proporcionados pelo método Pilates, é importante seguir estas dicas :

         A fidelidade aos princípios e a perfeita execução garante os resultados do método pilates e o diferencia dos demais modos de praticar uma atividade física.

1. Respeite os limites do seu corpo;
2. Pare imediatamente ao sentir dor. Modifique o movimento para continuar ou pule este exercício. Caso a dor persista, procure o médico;
3. Pilates é a qualidade de movimento, e não a quantidade. Faça menos repetições;
4. Respeite sempre o número máximo de 08 a 10 repetições;
5. RESPIRE A CADA MOVIMENTO;
6 . Procure a perfeição em cada movimento;
7. Execute movimentos com precisão;
8. Faça os exercícios lentamente e com controle para ganhar força e resistência muscular;
9. Faça os movimentos de forma relaxada, com graça e fluidez;
10. Concentre-se nos movimentos que está executando;
11. Busque a integração do seu corpo com sua mente;
12. Mantenha sempre seu abdômen profundamente contraído. Imagine seu umbigo cada vez mais colado à sua coluna;
13. Verifique se você está fazendo os exercícios com a postura correta;
14. Mude de nível somente após executar os exercícios do nível em que está com facilidade.

    FIQUE ATENTO(A)!!! As instruções de um profissional capacitado interferem diretamente na execução dos exercícios com perfeição

          PRATIQUE SAÚDE, FAÇA PILATES!

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES

Melhora:

- A flexibilidade e a extensão do movimento;
- A coordenação;  
- A força e a resistência muscular;
- A postura e o alinhamento corporal;  
- O controle do centro do corpo;  
- A qualidade de vida, proporcionando uma maior agilidade nas atividades quotidianas;  
- A capacidade de adaptação e percepção;  
- A auto-estima e a responsabilidade pelo próprio corpo;  
- Previne dores na coluna vertebral;  
- Fornece suporte para a prática de outras práticas desportivas;  
- Desenvolve o equilíbrio muscular;  
- Aumenta o controle e a concentração mental;  
- Torna a respiração mais eficiente;  
- Favorece a ligação mente-corpo.

   O método Pilates torna o corpo mais forte e saudável, através de movimentos simples de alongamentos de músculos e coluna, alivia lesões crónicas, fadiga, melhora circulação ou simples dores de costas.
Rapidamente ganhará também uma melhor tonificação muscular, força abdominal, melhor respiração e melhor postura.


“Você vai se sentir melhor em 10 sessões,
  Ter uma aparência melhor em 20 e
  Um corpo completamente novo em 30”
                                         Joseph Pilates