quinta-feira, 26 de maio de 2011

MAIS SOBRE JOSEPH PILATES

    Pesquisando pela internet encontrei este site e fala mais um pouco sobre Pilates!
    Mais uma curiosidade!!!!

    http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/equilibrio/equilibrio_238002.shtml

    Quem quiser, vale a pena conferir!!!!

JOSEPH PILATES - Sua História (2)

                 Com o fim da guerra, 1918, com 34 anos, Pilates voltou à Alemanha e começou um trabalho de treinamento com polícia de Hamburgo e a de Flamberg, em auto-defesa e educação física. Foi nessa época que começou a trabalhar com o grande nome da escola moderna de dança: Rudolf Von Laban.
                 Por esse tempo, foi aperfeiçoando as suas práticas e em 1920 (aos 36 anos) já com um método estruturado, iniciou uma fundamentação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.


                Este período, que se estendeu até 1925, foi de importância fundamental para o desenvolvimento do método, especialmente com relação aos aparelhos como relatou ele mais tarde numa lição:"Eu inventei todas estas máquinas. Comecei na Alemanha, onde estive até 1925. Acostumado a exercitar meus pacientes de reumatismo pensei então: Porquê utlizar minha força? E assim construí uma máquina para fazê-lo por mim.. Veja, ela resiste aos movimentos das pessoas na justa medida, de forma que aqueles músculos internos tenham realmente de trabalhar contra ela. Assim, você pode-se concentrar no movimento. Você deve executá-los sempre lenta e suavemente. Então, todo o seu corpo está desenvolvido."


                Em 1926 foi para Nova Iorque e durante sua viagem conheceu Clara, que veio a ser sua segunda esposa.
                Não há muitos registros sobre os primeiros 10 anos de Pilates nos Estados Unidos, mas acredita-se que trabalhou no mundo do boxe, além de estar em plena atividade com o desenvolvimento dos seus aparelhos.
                Em 1927 decidiu abrir um estúdio em Nova Iorque para aplicar seu Método de Condicionamento Físico: A Arte do Controle ou Contrologia. Foi aqui que Joseph supervisionou seus clientes pessoalmente, até o fim dos seus dias.



                Em 1934 publica seu primeiro livro “Your Health”.
                Foi nos anos 40 que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos de ballet. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas, tornando-as parte integral do treinamento.
                Em 1945, aos 61 anos, publica seu segundo livro: "Return to Life through Contrology".
                Joseph viveu uma vida longa e saudável e veio a falecer em 09 de outubro de 1967, aos 83 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates é amplamente utilizado em todo o mundo.


Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

JOSEPH PILATES - Sua história

             Jospeh Hubertus Pilates nasceu no dia 9 de dezembro de 1883. Aos cinco anos perdeu a vista esquerda, vítima de uma pedrada. Foi uma criança frágil e doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Reagiu a isso dedicando-se apaixonadamente aos estudos. Autodidata, estudou Yoga, Zen Budismo, regimes gregos e romanos e buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas.

                Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida. Usou formas orientais e ocidentais de se exercitar e buscou também e principalmente inspiração da Grécia Antiga. Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14anos (1898) já posava para quadros de anatomia.
                Nesta época acabou se tornando especialista em cultura física, mergulho e ginástica. Também se tornou esquiador (neve), boxeador.

                Em 1912, com 28 anos, Joseph foi para a Inglaterra buscando se aprimorar como boxeador profissional.  Conseguiu emprego como acrobata de circo, onde em 1914, com 30 anos, já era um astro, representando gladiadores romanos.
                1914, início da Primeira Grande Guerra, foi preso em Londres por causa da nacionalidade alemã. Ficou recluso durante todo tempo de guerra (1914 a 1918).
                      Neste período, devido aos seus conhecimentos do corpo, ele ajudou as equipes de saúde a cuidar dos enfermos e mutilados de guerra. Foi assim que iniciou o uso de molas, com as camas de hospital.


                Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu à grande epidemia de Influenza que ocorreu em 1918, matando milhões de pessoas em toda a Europa.


Retirada de revista Aventuras na História, Edição 55,fev 2008.
     Continua...

Bibliografia: RIBAMAR, S. et al.  Contrologia - O Método Pilates Original.  Rio de Janeiro: o autor, 2010.
- Fotos retiradas da internet.